segunda-feira, 19 de setembro de 2011

21 ANOS DA CRIAÇÃO DO SUS

Fundação do SUS

A Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990) fundou o SUS. Em poucos meses foi lançada a Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que imprimiu ao SUS uma de suas principais características: o controle social, ou seja, a participação dos usuários (população) na gestão do serviço.

Princípios do SUS


O Sistema Único de Saúde teve seus princípios estabelecidos na Lei Orgânica de Saúde, em 1990, com base no artigo 198 da Constituição Federal de 1988. Os princípios da universalidade, integralidade e da eqüidade são chamados de princípios do SUS.
Universalidade

"A saúde é um direito de todos", como afirma a Constituição Federal. Naturalmente, entende-se que o Estado tem a obrigação de prover atenção à saúde, ou seja, é impossível tornar todos sadios por força de lei.
Integralidade

A atenção à saúde inclui tanto os meios curativos quanto os preventivos; tanto os individuais quanto os coletivos. Em outras palavras, as necessidades de saúde das pessoas (ou de grupos) devem ser levadas em consideração mesmo que não sejam iguais às da maioria.

Eqüidade

Todos devem ter igualdade de oportunidade em usar o sistema de saúde; como, no entanto, o Brasil contém disparidades sociais e regionais, as necessidades de saúde variam. Por isso, enquanto a Lei Orgânica fala em igualdade, tanto o meio acadêmico quanto o político consideram mais importante lutar pela eqüidade do SUS. Assim atender com equidade significa atender segundo as necessidades dos usuários que usuários que utilizam o SUS.

Participação da comunidade

O controle social, como também é chamado esse princípio, foi melhor regulado pela Lei nº 8.142. Os usuários participam da gestão do SUS através das Conferências de Saúde, que ocorrem a cada quatro anos em todos os níveis, e através dos Conselhos de Saúde, que são órgãos colegiados também em todos os níveis. Nos Conselhos de Saúde ocorre a chamada paridade: enquanto os usuários têm metade das vagas, o governo tem um quarto e os trabalhadores outro quarto.

Conselho Local de Saude
No Conselho Local de Saude,participam :quatro titulares + quatro suplentes a nível usuários e dois titulares e mais dois suplentes a nível trabalhador e mais dois titular e mais dois suplentes a nível de gestão(governo).Após a eleição é indicado um Coordenador do Conselho e um Secretario e todos são voluntários no exercicio dos trabalhos e participação como conselheiros,assim sendo devem atuar em beneficio de melhorias do atendimento e do Centro de Saude em favor sempre dos Usuarios,buscando uma melhor Gestão e em conjunto com outros conselhos locais e mobilizações lutar em favor de um Sus melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário